Gnome no Slackware64-current! Blasfêmia?

Postado em

Ola!

Como estão? Desculpe a ausência por todo este tempo. Para aqueles que acompanham este blog, sabem que eu uso meu querido Slackware desde a versão 4 (Se eu não me engano) e por mais que eu troque de distribuição (Ubuntu, Fedora, Debian, Gentoo) direto para obter o máximo do meu notebook que não é lá essas coisas, me vejo tentado a voltar para o meu Slackware.

A única coisa que me incomoda no Slackware é o KDE. Quando ele passou da versão 3 para a 4 então ai a coisa desandou… Eu não sei o que acontece, mas o ciclo de desenvolvimento dos aplicativos para ele é muito lento e instável. Só para citar um exemplo, o KDEBluetooth 4 não funciona até hoje e os aplicativos que realmente funcionam são os mantidos por times do KDE (Não é uma regra). Eu sinto o ambiente lento e realmente cheio de “frescuras” que para mim são inúteis (lembra do meu notebook que é um Celerom 1.2GHz?) e o sistema muito lento.

Eis que chegamos no nosso titulo do Post. Eu vejo que o ambiente gnome sempre foi melhor que o KDE… Gosto meu? Talvez… O Linux mais famoso o utiliza e faz com que a base de programas voltadas a essa plataforma seja mais “ativa”? Provavelmente. E sempre li que eu estava fadado a usar o KDE ou as alternativas “leves”… Até que achei um link do site Gnome Slackbuild que porta o gnome para rodar no Slackware64-13.1… Apesar do meu ser -current, o sistema funciona também tanto que eu peguei os pacotes e instalei o básico e no site eles pedem para substituir alguns pacotes que na época do 13.1 não estavam atualizados mas agora estão e nem precisa instalá-los.

Eu ainda não refinei a configuração e nem vi que foi instalado, mas posso garantir que a diferença de desempenho é notavel e agora meu blueman roda no seu ambiente nativo.

(/demon mode on) Se bem que o Slackware já vem colocando varios pacotes para aumentar o suporte do Slackware64 ao gnome GTK+ por causa destes problemas de falta de programas do KDE (/demon mode off)

Depois eu coloco alguns screenshots e um passo a passo de instalação.

Até!

Deixe um comentário