Mais um “corpo” para o pinguino 4550

Postado em

Olá!

Eu estava pensando em desenvolver um kit para facilitar o ensino de PIC, sem a necessidade de todo o ferramental de gravador como ICD2, usando um bootloader talvez… Só que felizmente já existia um projeto chamado Pinguino.

Pinguino é um nome inspirado em um outro projeto, mais famoso, chamado Arduino. Copiando a definição da Wikipedia, temos a definição de Arduino como:

Arduino, por vezes traduzida ao português como Arduíno,  é um computador físico baseado numa simples plataforma de hardware livre, projetada com um microcontrolador de placa única, com suporte de entrada/saída embutido e uma linguagem de programação padrão, na qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++. O objetivo do projeto é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar por artistas e amadores. Principalmente para aqueles que não teriam alcance aos controladores mais sofisticados e de ferramentas mais complicadas.

Então o projeto Pinguino nasceu com o mesmo propósito e mesmos objetivos que o Arduino. Entretanto focando o microcontrolador da familia PIC 18F diferente do ATMEL ATMEGA usado no Arduino.

Eu já estava trabalhando neste novo “corpo” do pinguino há algum tempo, mas somente em períodos curtos de tempo. Por isso, para manter o projeto vivo, estou disponibilizando o PCB e o SCH, feitos em PCAD 2004, da minha versão do Pinguino.

Claro que o meu sistema é o pinguino só com uma placa de circuito impresso modificada (e ainda em construção) e por isso, tanto a IDE como o bootloader para PIC18F4550 são compatíveis.

Eu ainda pretendo melhorar um pouco os “SILKS” desta placa e propor três “shields” (Vide arduino para entender esse conceito) que tem o esquemáticos prontos mas falta o PCB. Portanto, esperem mais novidades (quando der tempo) nesta área.

Ah… Mais detalhes do pinguino AQUI bem como o PCB e o SCH que fiz.

Até!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s