Ok… Vai fazer mesmo o seu computador?

Postado em Atualizado em

Olá!

Estava eu navegando hoje na internet para encontrar uma stack (pilha) TCP/IP de baixo footprint, com um cliente DHCP e ainda com compilação do código html direto sem precisar adaptar para bibliotecas .h  quando eu achei um site onde o cara construiu o seu próprio computador. Olha uma das fotos:

Ok, não usa ARM e muito menos Intel ou AMD, usa somente portas lógicas TTL! Isso mesmo… A familia 74xx… Eu até duvidei que funcionasse e duvidei quando li neste site:

Magic-1 is a completely homebuilt minicomputer.  It doesn’t use an off-the-shelf microprocessor, but instead has a custom CPU made out of 74 Series TTL chips.  Altogether there are more than 200 chips in Magic-1 connected together with thousands of individually wrapped wires.  And, it works.  Not only the hardware, but a full software stack. There’s a ANSI C cross-compiler for Magic-1 (retargeted LCC), a fully multi-user, multi-tasking port of the Minix 2 operating system. a TCP/IP stack and hundreds of programs.

Traduzindo:

Magic-1 é um minicomputador totalmente feito em casa. Ele não usa um microprocessador integrado, mas tem sua CPU feita de 74 chips da série TTL. Ao todo são mais de 200 componentes no Magic-1 ligado juntamente com milhares de fios individuais. E, ele funciona. Não só o hardware, mas uma stack de software completa. Há um compilador C ANSI Magic-1 (contraido para LCC), totalmente multi-usuário, multitarefa usando o sistema operacional Minix 2., uma pilha TCP/IP e centenas de programas.

A iniciativa é muito legal e cada vez mais vejo essas coisas… Será que é um saudosismo ou uma necessidade de entender as coisas a fundo neste mundo hoje que trata a tecnologia tão superficialmente? Ainda bem que existem pessoas que gostam de SABER as coisas e não só usar… Imagina se muda a cor da grama?

Só sei que, para mim, o cara é muito bom.

Mais fotos, detalhes ou fazer o seu? Visite: http://www.homebrewcpu.com/

Até!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s