Duas Portas Seriais via uma USB com PIC18F2550

Postado em Atualizado em

Olá!

Estou com alguns desenvolvimentos em andamento e me deparei com a necessidade de ter duas portas seriais emuladas pelo computador através de um dispositivo USB, ou seja, conectar o equipamento USB e ter duas portas serias (TX e RX pelo menos) disponíveis. As vantagens são inumeras como velocidade e a não necessidade de portas seriais fisicas.

Para tal temos várias opções, mas considero duas viáveis: usar um CI para conversão como o FT2232 ou H(highSpeed) ou usar um microcontrolador (PIC18F) para fazer esta conversão.

Usar o FT2232 (aqui somente falando de serial, ele ainda possui os modos de paralelo, SPI e Bitbang) é uma boa opção quando queremos transmitir um valor dfo computador direto para as saídas, ou seja sem necessidade de “trabalhar” o dado. Entretanto, quando usamos o microcontrolador, podemos “trabalhar” este dado para executar comandos no microcontrolador ou ainda enviar este dado para sua saída serial sem modificações, permitindo uma maior variedade de funções com mudanças minimas no hardware.

Portanto, considerei a segunda opção mais maleável e por isso estava procurando uma solução usando as bibliotecas Microchip mas eu achei muito confusa esta biblioteca, achei os códigos de exemplo pouco conclusivos e achei o protocolo pobremente documentado, apesar de tudo estar disponível em www.usb.org

Fui para a Internet para encontrar exemplos que facilitassem minha aprendizagem e achei dois arquivos. O primeiro transforma o PIC18F4550 em um emulador do FT2232, disponibilizando duas seriais para uso mas, sua aplicação não é comercial pois a licença do FT2232 não permite o uso dos seus drivers em CI diferentes do FT2232. Para download do arquivo, acesse aqui.

O segundo arquivo, foi encontrado no forum da SparkFun que faz o mesmo papel do arquivo anterior, entretanto ele transforma o PIC18F2550 em um equipamento USB Composite (Uma USB com vários dispositivos) para uso de duas portas seriais CDC que são licenciadas pela Microchip já que este arquivo vem da modificação de um exemplo da Microchip. Para download, acesse aqui.

Deixo ai a dica para quem quer comunicação USB (mesmo que emulando serial) de forma fácil usando PIC.

Post rápido, direto e qualquer duvida, deixe um comentário!

Até!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s