Configurando OpenOCD (oocdlink) no Ubuntu 11.10

Postado em

Olá!

Este post é um daqueles da série: “Blog como Bloco de Notas” que objetiva a documentação dos problemas que eu passo e das soluções que eu dei para eles. Hoje, estou escrevendo o segundo post da semana (que raro!) para organizar os passos de configuração do OOCDLink no Ubuntu.

Esta configuração faz parte da migração do meu ambiente de trabalho do Windows para Linux que decidi promover este ano no meu trampo. Apesar de não estar usando o meu adorado Slackware, estou usando o Ubuntu porque o objetivo é migrar a idéia para todas as maquinas do trampo e o Slackware não é o mais amigável para isto.

No caso do OOCDLink, a migração compreende mais itens do que só a ferramenta de gravação e posso dizer que temos três itens: IDE, compilador e gravador:

Para a instalação e configuração da IDE, podemos usar o apt-get para instalar o Eclipse. Esta ferramenta é muito usada por programadores ARM e também é a minha escolhida. Para instalar, verifique se o seu ambiente java já está instalado (eu uso o OpenJDK e funciona muito bem) e execute o comando como root: #apt-get install eclipse eclipse-cdt

Depois de instalada a IDE, vamos ao compilador C para ARM. Temos disponíveis muitas ferramentas, mas eu uso uma ferramenta free (versão lite) chamada Codesourcery que me atende muito bem. A instalação pode ser encontrada no site da Mentor Graphics e eu instalador já é feito para Linux. Observe que o shell do Ubuntu não é compatível com este instalador, então execute o seguinte comando para mudar o shell: # dpkg-reconfigure -plow dash e depois selecione a opção “No”. Desta forma podemos proceder com a instalação, lembrando de usar o comando export para adicionar no PATH os executáveis do compilador.

A terceira parte, do gravador, é que me tomou mais tempo porque apesar de o kernel do Ubuntu reconhecer o dispositivo, acessá-lo deu um pouco de trabalho nos seguintes pontos:

  • A instalação do Openocd é necessária para comunicação entre o sistema Linux e o hardware oocdlink, sua versão mais nova (0.5.0 hoje) pode ser instalada através do comando como root: # apt-get install openocd
  • Com o Openocd ativo, tive problemas com o ftdi identificar a descrição do device, para eliminar este problema, comentei qualquer referencia aos comandos no xxxx.cfg que é a base de configuração do Openocd: #ft2232_device_desc “OOCDLink”
  • Depois, tive problemas de permissão, já que não é prudente usar um sistema linux com o usuário root, mexi nas permissões  de acesso, como root, aos dispositivos usando o recem-criado arquivo 45-ftdi2232-libftdi.rules na pasta /etc/udev/rules.d com as configurações: (OBS.: Seu usuário deve pertencer ao grupo plugdev e você deve setar as permissões deste arquivo com os comandos: # sudo touch /etc/udev/rules.d/45-ftdi2232-libftdi.rules && sudo chmod 644 /etc/udev/rules.d/45-ftdi2232-libftdi.rules)

# FTDI Devices: FT232BM/L/Q, FT245BM/L/Q, FT232RL/Q, FT245RL/Q, VNC1L with VDPS Firmware
SUBSYSTEM==”usb”, ATTRS{idVendor}==”0403″, ATTRS{idProduct}==”6001″, MODE=”0664″, GROUP=”plugdev”
# FTDI Devices: FT2232C/D/L, FT2232HL/Q
SUBSYSTEM==”usb”, ATTRS{idVendor}==”0403″, ATTRS{idProduct}==”6010″, MODE=”0664″, GROUP=”plugdev”
# FTDI Devices: oocdlinks
SUBSYSTEM==”usb”, ATTRS{idVendor}==”0403″, ATTRS{idProduct}==”baf8″, MODE=”0664″, GROUP=”plugdev”
# FTDI Devices: FT4232HL/Q
SUBSYSTEM==”usb”, ATTRS{idVendor}==”0403″, ATTRS{idProduct}==”6011″, MODE=”0664″, GROUP=”plugdev”

  • Reinicie o daemon udev para efetivar as configurações com o comando em root: # restart udev

Com esses passos, consegui compilar e gravar o meu código que estava em Windows, no Ubuntu. Qualquer coisa ou duvida, podem comentar que eu estou a disposição!

Até!

Deixe uma resposta

