Um Windows XP, vários programas remotamente…

Postado em Atualizado em

Olá!

Continuando minha busca por tirar o Windows do meu trampo, achei outra alternativa para rodar o software de ERP no Linux. Como eu disse em outro post, o meu maior problema para retirar o Windows dos computadores é o software de ERP CIGAM, cuja versão cliente é somente para esta plataforma e o servidor usa banco de dados Oracle em linux.

Quem será o Vencedor aqui?
Quem será o Vencedor aqui?

Indo diretamente ao ponto, vi que executar o cliente em Wine é possível mas muito trabalhoso de se configurar, sendo que eu só preciso do Windows para executar o cliente… Então pensei, porque não rodar todos os clientes em um computador só, montando um atalho no Linux para execução deste software remotamente em um servidor Windows.

Aqui tenho dois cenários:

1 – Conexões remotas são possíveis com Windows Terminal Server, que me atenderia mas gastar uma licença cara num servidor Windows Server que não terá mais nenhuma utilidade que esta, ainda sendo um gastador de recursos, não dá! (Meu Servidor AD/WEB/File Linux é um Core 2 Duo com 1GB e roda levíssimo).

2 – Usar um Windows XP Professional comum, que é uma licença que já tenho, só que há um problema com acesso remoto, pois quando um usuário se conecta, o outro é desconectado.

No primeiro cenário, como já comentei, nem dá pra pensar devido ao custo. No segundo cenário, a unica limitação é o numero de conexões simultâneas que podem ser resolvidas de duas formas: Modificando o sistema, instalando o programa XP Unlimited em: http://www.xpunlimited.com.br/index.html

Arquitetura XP Unlimited (Fonte: xpunlimited.com.com.br)
Arquitetura XP Unlimited (Fonte: xpunlimited.com.com.br)

Ou ainda, modificando o sistema através de alterações na DLL e no registro. Informações sobre este procedimento em: http://www.mydigitallife.info/enable-multiple-concurrent-remote-desktop-connections-or-sessions-in-windows-xp/ (Inglês)

Em ambos os processos, são feitas alterações no sistema operacional, que pode ser contra as regras de licenciamento. No entanto, no XP unlimited é dito que eles não violam a EULA e nos comentários da segunda opção é dito que viola.

Considerando este cenário é só instalar um Windows XP Professional (pode ser até virtualizado) e ele vira uma central de aplicativos Windows onde eu configuro conexões SeamlessRDP no Linux e crio os atalhos para o programa de ERP, melhorando o desempenho dos computadores localmente.

Dessa forma, vou estudar um pouco mais essa opção, atento ao licenciamento, e vou oficializar a “execução sumária” do Windows!

Ah! Outro site com mais informações: http://www.hardware.com.br/dicas/servidor-windows.html

Até!

2 comentários em “Um Windows XP, vários programas remotamente…

    Bene disse:
    9 de março de 2012 às 17:29

    Bom dia Marcelo,

    Achei interessante o post sobre servidor de terminais. Gostaria que você me explicasse melhor como funciona.
    Por favor entre em contato por email.

      Marcelo respondido:
      17 de março de 2012 às 11:21

      Caro Bene. Obrigado pelo comentário. Ficarei feliz em te ajudar se puder especificar melhor onde fica suas duvidas. Abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s