Instalando Eagle 5.11 no Ubuntu 64bits

Postado em

Olá… Depois de muito tempo sem postar e hoje já coloca dois? Hehehe…

Estou dando aulas de desenho técnico e estou usando o EAGLE para ensinar. Estou usando uma versão antiga por vários motivos, mas o problema era que a danada não estava sendo instalada no meu Ubuntu 64bits porque foi feito para 32bits.

Vi vários tutoriais que ensinavam a instalação mas a maioria estava incompleta foi quando eu resolvi analisar o problema:

# /tmp/eagle-setup.4495/eagle-5.11.0/bin/eagle: error while loading shared libraries: libjpeg.so.62: cannot open shared object file: No such file or directory

Vi que a biblioteca i386 deste pacote já estava instalada e mesmo assim a mesma não estava sendo achada. Foi quando adicionei o link simbolico no diretório /usr/lib/

# sudo ln -sf /usr/lib/i386-linux-gnu/libjpeg.so.8 /usr/lib/libjpeg.so.62

Depois disto, ele instalou e consegui executá-lo.

No mais, até mais!

Deixe uma resposta

