Transformando o Raspberry em um Servidor de Monitoramento Cacti

Postado em

Exemplo de Gráfico de Carga do RaspPI
Exemplo de Gráfico de Carga do RaspPI

Olá!

Depois de colocar o meu RaspPI para ser o meu downloader de torrent automatizado, estava buscando uma forma de aumentar suas funções. Enquanto fico no planejamento de como torná-lo um “slave roboto” com voz, achei que precisava de um servidor de monitoramento.

Explico: Na minha casa, tenho vários dispositivos conectados… só para exemplificar, tenho três roteadores e uma Impressora. Portanto gostaria de monitorar como está o comportamento de cada um destes dispositivos, além dos outros dispositivos e depois de analisar opções como o nagios/cacti/ntrg/zabbix eu acabei optando pelo cacti pois me parece ter um desempenho aceitável para este tipo de sistema embarcado.

Depois de escolher o Player da vez, vamos ao Sr. Google buscar informações de como fazer tal tarefa! Depois de pesquisar um pouco, achei o bom site chamado n00b lab que tem um passo a passo legal para as configurações iniciais. Para acessar um tutorial completo, com otimização, clique em: http://n00blab.com/category/cacti-2/

Estou muito satisfeito com o uso e rumo a comunicação entre RaspPi e o LPC1768 e depois o “Slave Roboto“. Em breve mais novidades.

Até!

Deixe uma resposta

