Configurando I2C na Raspberry Pi para qualquer usuário…

Postado em Atualizado em

Raspberry-Pi-Cluster-Web-Server

Olá!

Atualmente estou trabalhando em como comandar algumas I/O’s usando um MCP23017 e uma Raspberry PI. A comunicação com o expansor de I/O (MCP23017) está indo muito bem exceto pelo fato que a comunicação só funciona quando o programa está com os privilégios de super usuário (por causa do I2C).

Claro que colocar qualquer usuário para acessar o programa é muito importante, principalmente se o mesmo for chamado por usuários que não tem tal acesso mas também não devemos ter todos os usuários com acesso ao root pois isso afeta drasticamente a questão de segurança no linux, principalmente nos sistemas embarcados.

Tive muita dificuldade em descobrir como, mas depois de ver a solução, descobri que era muito obvia! É só mudar a forma com que o sistema configura as permissões de tudo através do udev… Assim para permitir que qualquer usuário possa acessar a I2C e com isso o MCP23017, é só criar um arquivo chamado /etc/udev/rules.d/99-i2c.rules com a seguinte linha:

SUBSYSTEM==”i2c-dev”, MODE=”0666″

Se você quiser permitir o acesso a um grupo específico (como eu fiz) use a linha abaixo, substituindo <grupo> pelo grupo que você está dando permissão:

SUBSYSTEM==”i2c-dev”, GROUP=”<grupo>”, MODE=”0666″

Com isso, temos acesso ao periférico através de qualquer programa!!

Até!

Edit: Na correria da madrugada, esqueci uma referencia que peguei essa info: http://blog.chrysocome.net/2012/11/raspberry-pi-i2c.html

2 comentários em “Configurando I2C na Raspberry Pi para qualquer usuário…

    Marcel Araujo disse:
    21 de julho de 2014 às 15:39

    Olá amigo

    Excelente post! Eu gostaria de saber onde você providenciou o ci mcp23017 pois não estou encontrando aqui no Brasil facilmente.

    Parabéns pelo blog e obrigado

      Marcelo respondido:
      22 de julho de 2014 às 22:59

      Obrigado! Infelizmente não posso te ajudar na compra pois eu consegui de uma empresa aqui onde moro que jogou fora…. já tentou no site http://www.soldafria.com.br?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s