Usando o OpenOCD + LPCXpresso + OOCDLink para debuggar (depurar) no Ubuntu x64

Postado em

imagesOlá!

Aqui temos mais um tutorial de como usar o OpenOCD para depuração no linux. Isso é necessário pois não tenho um LPCLink e portanto isso significa que o meu LPCxpresso usará o OpenOCD para acessar o LPC1768 para depuração usando o hardware do OOCDLink.

O OpenOCD é um server muito usado por JTAG’s genéricos e pode ser usado pelo LPCXpresso, uma plataforma de desenvolvimento fundamentada no Eclipse para a linha de microcontroladores NXP.

ourdev_486490

Hoje eu vou usar uma fonte muito legal de informações sobre embarcados chamado http://www.embarcados.com.br. Este site tem se destacado como uma excelente referencia de software e hardware voltado para pequenos sistemas.

O tutorial completo para aprender a depurar usando o OpenOCD, usando o gdb (via console), usando o GCC e o Eclipse estão disponíveis lá. Eu recomendo a seguinte ordem para o LPCxpresso:

Com relação a esse otimo material, tenho alguns detalhes a acrescentar:

  1. Como eu uso o oocdlink baseado nos chips da FTDI, preparei um arquivo de configuração desse hardware para o openocd e pode ser baixado lpc1768 (renomeie para .cfg);
  2. Instale a versão atual do OpenOCD disponível no seu sistema, no meu caso é o Ubuntu 14.10 e aqui temos o OpenOCD 0.8.0 que funciona muito bem;
  3. No caso do LPCxpresso, eu modifiquei o campo “executable” em GDB Client Setup, na aba “Debugger” na hora de configurar o openocd para /opt/lpcxpresso/lpcxpresso/tools/bin/arm-none-eabi-gdb (no meu caso instalei o LPCxpresso em /opt/lpcxpresso;
  4. Na mesma aba, em “OpenOCD Setup”, em config options eu coloquei o caminho para o arquivo que você baixou no item 1, assim: (-f /home/marcelo/nxp/toolchain/lpc1768.cfg).

Depois de muito ler na internet e muito experimentar, fiz essas modificações e cheguei em uma situação que funciona.

Vi que a configuração, depois de eu bater cabeça alguns dias, é simples.

No mais, qualquer dúvida, posta ae!

Até!

Deixe uma resposta

